“Yoga é a chave de ouro com a qual destrancamos a porta para a paz, tranquilidade, e alegria.”
B.K.S. Iyengar

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Bhagavadgita

Pelo calendário de festividades indiano de 2010, o dia 17 de dezembro, é o dia da Bhagavadgita. Neste dia, é considerado auspicioso cantar alguns capítulos em sua homenagem.

“Cântico do Senhor”, a Bhagavadgita, ou simplesmente Gita (“Cântico”) é um episódio do grande épico indiano, o Mahabharata. A Bhagavadgita tem sido ensinada através de uma tradição oral ininterrupta de mestre para discípulo há mais de 5000 anos.

A partir do século 18 passou a ser estudada na Europa, até então desconhecida, inspirando vários filósofos como Kant, Hegel e Schopenhauer, os escritores Walt Whitman e Aldous Huxley, entre outros e também físicos como Einstein e Oppenheimer.

A Bhagavadgita é um diálogo entre Krishna e seu discípulo, o príncipe e grande guerreiro Arjuna, entre os dois exércitos, antes do início da grande batalha dos Kurukshetra, narrado em 18 capítulos, que correspondem aos 18 dias de guerra.

O tema central da Gita é sobre o conhecimento da Verdade Suprema, ou seja, a natureza essencial do ser humano. Ela aborda temas fundamentais como o dharma (a conduta apropriada) e moksha (a liberação). 

Todo o seu ensinamento começa e termina dizendo que não existe razão para o sofrimento e nem para a sensação de limitação, porque nós já somos livres dessa limitação.

A Bhagavadgita tem uma mensagem universal e atemporal e é apreciada tanto na Índia, sua terra natal, como também em todo o mundo contemporâneo.

Eu já tive o privilégio de estudar toda a Bhagavadgita, com a maravilhosa professora  de Vedanta, Gloria Arieira, que ensina dentro da tradição, como é ensinada na Índia. Escutei esse ensinamento apenas uma vez e espero escutá-lo novamente várias outras vezes, porque cada vez que ouvimos de novo, aprendemos algo mais e mais e mais... 

Texto baseado no livro “A Tradição do Yoga” – Georg Feuerstein e extraído do site do Vidya Mandir – Centro de Estudos de Vedanta e Sânscrito.