“Yoga é a chave de ouro com a qual destrancamos a porta para a paz, tranquilidade, e alegria.”
B.K.S. Iyengar

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Parabéns, Guruji !!!


Hoje, 14 de dezembro, B.K.S. Iyengar completa 92 anos de idade!


Um breve histórico:

Em 14 de dezembro de 1918 nascia em Belur, um vilarejo ao sul da Índia, o grande mestre de yoga da atualidade, BKS Iyengar.

Nasceu doente, muito magro e durante a sua infância teve doenças como malária, tifo e tuberculose, sendo obrigado há passar mais tempo na cama do que na escola.

Em 1934, aos 16 anos, BKS Iyengar foi morar mais ao sul da Índia, em Mysore, com sua irmã mais velha, casada com Sri Krishnamacharya, com quem começou a aprender posturas de yoga a fim de melhorar a sua saúde. Seu corpo era muito enrijecido pelo fato de ter passado a maior parte de sua vida acamado pela saúde debilitada. Dois anos depois, mesmo se esforçando em sua prática, seu corpo ainda pouco progredira...

Um tempo depois, Sri Krishnamacharya perdeu um aluno seu avançado e então, de forma muito rígida e severa, começou a preparar BKS Iyengar para ajudá-lo nas aulas.

Sri Krisnamacharya era muito solicitado para dar aulas de yoga, e muitas mulheres também queriam praticar e naquele tempo, elas não se sentiam à vontade para praticar diante de homens adultos e como BKS Iyengar era o mais jovem do grupo, seu guru pediu a ele que conduzisse as aulas para as mulheres e elas o aceitaram bem como seu professor.

Em 1937, Sri Krisnamacharya enviou BKS Iyengar para dar aulas em diversas faculdades e escolas da Índia. No início, ele cometeu vários erros pela falta de experiência e de um professor para orientá-lo, mas com muito estudo e determinação em sua prática, aprendeu a distingui-los a partir da observação de seus próprios erros. Aos poucos seu corpo começou a adquirir mais força física e sua mente tornou-se mais tranquila e estável. Guruji diz que apesar de ter começado a praticar aos 16 anos, foi somente com 28 anos que o interesse real pelo yoga surgiu dentro dele.

Em 1943, aos 24 anos, BKS Iyengar se casou com Rama, que tinha 16 anos na época e foram morar em Puna. Sua esposa tornou-se sua discípula de yoga e com o tempo também começou a ajudá-lo a melhorar suas posturas e seu método. Viveram em harmonia por 30 anos, quando em 1973, “Rama abraçou a mãe terra”, nas palavras de Guruji.

O Ramamani Iyengar Memorial Yoga Institute (RIMYI) foi fundado em homenagem à sua esposa com a ajuda de doações.

Em 1948, Guruji começou a inserir objetos em sua prática pessoal, como tijolos que encontrava nas ruas, quando não conseguia executar corretamente alguma postura. Mas só no início da década de 70, época em que o instituto (RIMYI) foi criado, é que ele começou, de forma sistemática, a utilizar os acessórios nas aulas de yoga.

A partir de observações de fotos de pessoas executando posturas de yoga com os corpos desalinhados, Guruji começou a se questionar o porquê daqueles desequilibrios e a perceber a importância do alinhamento, que yoga é alinhamento, é equilíbrio.

Observando e estudando o alinhamento do corpo, equilibrados exatamente no meio, BKS Iyengar começou a alinhar a sua mente, intelecto e consciência. Guruji diz, “Em cada postura, o corpo, a mente, a ação e o movimento, bem como cada respiração do invólucro físico, fisiológico, mental e intelectual, precisam ser igualmente equilibrados.”

Após o lançamento do livro Light on Yoga, em 1966, onde todas as posturas são executadas sem acessórios, foi que BKS Iyengar começou a perceber que nem todas as pessoas tinham a mesma facilidade para tal, então para ajudar seus alunos no entendimento das posturas de yoga e consequentemente, na sua execução correta, de forma mais fácil e sobretudo sem riscos, ele criou vários objetos como blocos de madeira, sacos de areia, etc, para tais finalidades.

Atualmente, Guruji pratica regularmente pela manhã por pelo menos duas horas, iniciando com retroflexões, como Urdhva Dhanurasana, primeiro com suporte e depois sem suporte.

BKS Iyengar é um exemplo a ser seguido por todos e um grande incentivo às pessoas de sua faixa etária a praticar yoga. Ele diz “Eu deveria ter vivido apenas uns vinte anos, mas a prática da yoga não apenas me deu uma vida plena de satisfações e alegria, como me fez ser seu mensageiro pelo mundo.”


Assista no vídeo abaixo uma bela montagem com BKS Iyengar numa demonstração de yoga através dos anos... Parte deste vídeo possui imagens de Guruji na época do lançamento do livro Luz na Vida, em 2005, no auge dos seus 87 anos... é lindo de se ver...